Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vivendo Como Um Redimido Deve Viver


VIVENDO COMO UM REDIMIDO DEVE VIVER

 

 

01. Perguntaram certa vez a um alpinista e guia de alpinismo se ele pensava que os alpinistas têm o desejo de morrer. A esta pergunta ele respondeu que, na verdade eles têm o desejo de viver, e viver intensamente, e que, por isso, o risco vale a pena. E ele complementou dizendo dele mesmo que quando a hora de sua morte chegar, o que ele não quer é descobrir que não viveu[1].

02. Esta história me fez pensar no fato de que muitas vezes nós, os crentes, passamos exatamente por essa experiência que esse alpinista não desejava para si. Não vivemos como deveríamos viver, como um redimido deve viver, e quando o fim dessa experiência terrena se apresenta diante de nós, vem vindo em nossa direção, então nos damos conta e queremos viver em alguns dias ou semanas aquilo que não vivemos durante uma vida inteira. E, via de regra, só o conseguimos em parte, quando conseguimos, porque a enfermidade já não nos permite a integralidade desta vida.

03. Deus, em Sua Palavra, apresenta-nos o tipo de vida que um redimido deve viver.

04. Um redimido é alguém em cuja vida o reino de Deus chegou, e, se o reino de Deus chegou, essa vida deve ser agora dirigida pelas regras desse reino.

05. Você é um redimido?

06. Se a sua resposta é sim, então saiba que sua vida agora não deve mais ser dirigida pela sua própria cabeça, mas pelo Rei do reino do qual agora você faz parte;

a.    sua vida não deve mais ser dirigida pelas regras da sociedade,

b.    sua vida não deve mais ser dirigida pelas suas necessidades ou desejos,

c.    sua vida não deve mais ser dirigida por o que ou quem quer que seja, nem mesmo você, senão o Rei do reino do qual você agora faz parte.

07. Você é um redimido?

08. Sua vida tem sido assim dirigida por Deus, por Jesus, pelas regras do reino celestial?

09. Agora quero que você feche seus olhos e diga, refletindo, com sinceridade: eu quero viver como um redimido deve viver. Diga isso com sinceridade, como uma oração a Deus. Se não quiser realmente, então não diga nada, só feche os olhos.

10. Agora vamos ler o texto bíblico:

 

(11)... a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, (12) ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, (13) aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, (14) o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (15) Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade....” (Tito 2:11-15 RC)

 

11. Nesse pequeno trecho da Palavra de Deus encontramos duas mensagens importantíssimas, para as quais faremos bem em atentar.

a.    A primeira está no verso 11 que fala sobre a manifestação da graça de Deus no mundo, trazendo a salvação a todos os homens,

b.    e a segunda está nos versos 12 em diante, que aponta-nos a maneira como os redimidos pela graça devem viver.

12. Pensemos nessas duas mensagens em separado.

 

I. A Graça de Deus se Manifestou e Ainda Está em Operação Colocando a Salvação ao Alcance de Todos.

 

“... a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens...”

 

01. A Graça de Deus se manifesta trazendo salvação, diz Paulo, e essa salvação não é só para alguns, não é só para os judeus, mas para todos quantos a quiserem receber.

02. Você sabe o significado de “graça”, na teoria e na prática?

a.    Graça é “favor imerecido”;

b.    Graça é a manifestação da bondade misericordiosa de Deus para conosco que faz com que Ele a nós, que merecemos o inferno, ofereça o céu como herança.

c.    E essa manifestação da bondade misericordiosa de Deus se torna mais grandiosa ainda pelo fato de que, para que ela se tornasse possível, Ele teve de oferecer seu próprio Filho em sacrifício na cruz como preço do nosso resgate.

d.    Você é salvo pela graça!

e.    Você é redimido pela graça!

f.     Você permanece em Cristo pela graça!

g.    Tudo quanto você tem e é em Cristo, você tem e é pela graça!

h.    Você não merece nada que venha de Deus a não ser em Cristo, a não ser pela graça.

03. Você concorda comigo?

04. Você estava perdido, caminhando a passos largos para a perdição eterna, até que a graça de Deus em Cristo se manifestou na sua vida e o salvou.

05. Faça uma pausa aqui e ore; agradeça a Deus pela salvação que você não merece, mas que Ele lhe deu em Jesus.

 

06. A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens.

07. Muito bem! Isso significa que você foi redimido pela graça e que sem a graça de Deus em Cristo você estaria eternamente perdido.

08. Agora note que a graça de Deus tem se manifestado trazendo salvação, mas esta salvação não é só para você. A salvação que a graça traz é para todos.

09. É certo que somente o que crer será salvo, mas a salvação é para ser oferecida a todas as pessoas, e a bíblia é clara em dizer que o agente de Deus incumbido de apresentar/oferecer esta salvação trazida pela graça é aquele que já foi redimido; você, portanto!

10. Quantas pessoas perdidas você conhece? Muitas, certamente! E ainda tem aquelas que você não conhece, mas que estão próximas a você, morando na rua onde você mora, no bairro onde você mora...

11. A quantas dessas pessoas você já anunciou as boas novas da salvação possibilitada pela graça de Deus em Cristo Jesus? ...

12. Vamos à segunda mensagem do texto, que é:

 

II. A Maneira Como Um Redimido Pela Graça Deve Viver Neste Mundo.

 

01. Um redimido deve viver uma vida de renúncia à impiedade e às concupiscências mundanas – “... ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas...”

 

a.    Impiedade

                                  i.    Entendemos, normalmente, impiedade como sendo maldade. E não está errado. Entretanto, mais que isso, e também incluindo isso, impiedade é falta de reverência para com Deus. Todos os pensamentos e todas as ações, ainda que aos olhos da sociedade não errados, mas que são contrários a Deus, estão em foco.

                                ii.    A maldade é falta de reverência para com Deus, mas há muitas coisas que não se constituem em atos de maldade, pelo menos socialmente falando, cuja prática, entretanto, se constitui em essa falta de reverência para com Deus. Por exemplo, um remido lidar relaxadamente com as coisas de Deus, com a igreja local da qual ele faz parte, negligenciar a oração, o estudo da Palavra de Deus, a evangelização..., pode não ser uma maldade em termos sociais, ainda que espiritualmente o seja, mas é uma falta de reverência para com Deus e, portanto impiedade.

                               iii.    Deus abomina a impiedade.  Além do nosso texto inicial, para confirmar isso poderíamos citar Romanos 1.18, onde lemos que do céu se manifesta o juízo de Deus sobre toda a impiedade dos homens.

 

b.    Concupiscências mundanas

                                  i.    O Dicionário Bíblico Almeida define concupiscência como sendo “o forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos”[2].

                                ii.    Esse forte e continuado desejo é a respeito de coisas deste mundo.

                               iii.    Essas “coisas desse mundo” nem sempre são más em si mesmas, mas se tornam más quando são contrárias à vontade de Deus para as nossas vidas.

           

02. Um redimido deve viver sóbria, justa e piamente – “... vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente...”

 

a.    Um redimido deve viver de maneira sóbria, e isso significa que ele deve viver com seriedade, levar a sério a santificação, viver com autocontrole, sem se deixar arrastar pelas paixões mundanas, sem se deixar “embriagar” pelas coisas desse mundo.

 

b.    Um redimido deve viver justamente, de uma maneira que ele dê evidências de que realmente recebeu a retidão de Cristo.

 

c.    Um redimido deve viver piamente, e isso significa que ele deve viver reverentemente diante de Deus. Em todo o lugar onde ele estiver ele deve viver respeitosamente, sabendo que está na presença de Deus.

 

 

03. Um redimido deve viver na expectativa do retorno de Jesus – “... aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo...”

 

a.    Aguardando... É como se ele estivesse à porta, esperando ansioso por quem vai chegar, para dar as boas vindas...

 

04. Enfim, um redimido deve viver de uma maneira que fique evidente que ele faz parte de um povo diferente, um povo purificado de seus pecados, um povo especial de Jesus, um povo zeloso em viver segundo as regras do Rei do reino que agora se faz presente em sua vida, e deve anunciar aos outros que lhes é possível também fazer parte desse povo, que a salvação está disponível, pela graça, em Jesus – “... Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade...”

 

Conclusão.

 

01. No Congresso Transformar 2008, ocorrido aqui em Foz, ouvi muito e me marcou muito a afirmação de que agora que o reino de Deus chegou tudo é diferente: quem reina agora, de fato, é Cristo.

 

a.    Se o reino de Deus chegou na minha casa, então Cristo é quem manda ali;

 

b.    Se o Reino de Deus chegou na minha igreja, então Cristo é quem é a autoridade absoluta ali;

 

c.    Se o Reino de Deus chegou na minha vida, então quem é que manda nela, que a dirige? Cristo!

 

02. Pois bem, se você é um redimido, isso significa que o Reino de Deus chegou na sua vida, e isto significa que quem manda agora é Jesus.

03. E diante disso só me resta incentivar-lhe a refletir se você, como redimido, tem vivido segundo as regras do Rei do reino que agora se faz presente em sua vida.

04. Quais são essas regras?

05. São essas nas quais acabamos de refletir juntos, ainda que uma tanto quanto superficialmente.

06. Viva isso, manifeste isso diante dos homens, não tenha nenhuma timidez em manifestar o fato de que quem reina em sua vida, quem manda em absoluto, quem governa a sua vida e dirige os seus passos é Jesus.

07. Você pertence ao reino de Deus! Agora! E para sempre! Manifeste isso! Não esconda!

08. Concluo contando uma história para refletirmos:

 

Na noite do domingo de Carnaval, um rapaz evangélico, que nunca disse nada no local de trabalho sobre suas convicções religiosas, está indo para igreja de terno, gravata e Bíblia debaixo do braço, quando passa por colegas da firma. Eles já estão meio bêbados, sentados numa mesa de bar, mas um deles o vê e aproveita para provocá-lo: - Rapaz, que beleza essa sua fantasia de crente, hein? Sente-se aqui e beba um pouquinho com a gente![3]

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

www.pibfoz.com.br

 

prwalmir@hotmail.com

 

www.prwalmir.blogspot.com

 

www.igrejabatistanoparqueimperatriz.blogspot.com



[1] Osvaldo Carnival – Incluso no e-book de sermões e ilustrações do Pr. Walter Pacheco

[2] DBA – Bíblia Online – SBB

[3] História inserida no e-book de Sermões e Ilustrações do Pr. Walter Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário