Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

AQUI CHEGAMOS PELA FÉ


 

 

Última palavra do Pr. Walmir Vigo Gonçalves à esta igreja como seu pastor

 

Estamos indo para Muqui – ES, mas levamos em nossa lembrança e coração o carinho e a dedicação desses irmãos a quem tanto amamos.

 

Até breve!


 

AQUI CHEGAMOS PELA FÉ

 

 

01. Há uma música cantada pelos Arautos do Rei que versa sobre esse tema: Aqui Chegamos Pela Fe:

 

Aqui chegamos pela fé, confiando em Deus.
A palavra é fiel, não olharemos para trás. Vamos com fé!

Não voltaremos, aqui chegamos pela fé, aqui chegamos pela fé.

Eu relembro, o que Deus fez por mim.
As coisas impossíveis, nas mãos de meu Bom Mestre entreguei.

Aqui chegamos pela fé, confiando em Deus
A palavra é fiel, não olharemos para trás. Vamos com fé!

Não voltaremos, aqui chegamos pela fé,
Chegamos pela fé!

 

02. A Igreja de Jesus é uma comunidade de fé.

03. A fé é indispensável para que a Igreja possa ir adiante.

 

Em 3 de Agosto de 1943 o cronista de guerra Wichman Steed, em notas publicadas em “O Estado de São Paulo”, asseverou que um dos comandantes vencidos na África recebera ordem de lutar até o último cartucho e o último homem. Esse comandante comprometeu-se a executar fielmente a ordem, mas, poucos dias depois, entregou-se juntamente com um grande número de soldados e um farto estoque de munição. A explicação de Wichman para a atitude daquele comandante, de entregar-se mesmo tendo ainda muitos recursos humanos e de armamento bélico foi: “o chefe militar perdera a fé na vitória”.

 

04. Se para um batalhão de guerra a fé, ainda que não depositada em Deus, é algo importante, quanto mais para a Igreja (nesse caso, depositada exclusivamente em Deus).

05. A Igreja está incumbida de realizar uma obra que, na verdade, só Deus pode realizar. Parece que a igreja realiza, mas é Deus quem realiza através dela. Isso exige fé, fé de que Deus estará realizando esta obra.

06. Leia Hebreus 11:

 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

 

Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque lhes preparou uma cidade. Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. E daí também, em figura, ele o recobrou. Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

 

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. (RC)

 

07. O desejo do escritor de Hebreus em relação aos irmãos judeus é que eles perseverassem na fé em Cristo.

08. Para trabalhar na obra, vencer as provações, vencer as dificuldades inerentes à obra e assegurar as bênçãos que há em Cristo, eles precisariam ser perseverantes em sua fé.

09. A fim de encorajá-los a essa perseverança ele escreve o que podemos ler neste capítulo 11. Aqui temos exemplos históricos de homens de Deus que enfrentaram duras provações, mas as enfrentaram com uma fé perseverante.

10. A maioria destas pessoas (se não todas) tinha de Deus uma incumbência, um papel, uma missão a cumprir. E eles cumpriram a sua missão, cumpriram bem o seu papel, porque acreditaram na obra que Deus lhes dera e no Deus que lhes dera a obra.

11. Sem essa fé eles não teriam conseguido.

12. Agora vejam os versículos 1 e 2 do caítulo 12:

 

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (RC)

 

a.    O que o escritor aos hebreus estava dizendo aos seus irmãos em Cristo?

b.    O que o Espírito de Deus está nos falando hoje?

 

13. Na obra de Kaulbach, Batalha dos Hunos:

 

Os guerreiros mortos, de ambos os lados, são pintados como quem se elevava do campo para renovar a batalha nos ares, com fúria ainda maior. Assim também aqui, os heróis (da fé) do passado ainda não terminaram seu conflito; continuam servindo de testemunha para nós, encorajando-nos à vitória. Esse exército de vencedores já é tão numeroso que forma uma nuvem que encobre os céus. Aquele que “levantar os seus olhos aos céus verá” aquela companhia numerosíssima, e, ao “vê-la”, se encorajará.

 

14. Irmãos da PIB – Foz, irmãos que compõem esta congregação aqui no Parque Imperatriz, aqui chegamos pela fé! Mas há muito ainda que prosseguir, sendo, entretanto, vossa a vitória, se prosseguirem na caminhada perseverantes na fé.

15. Que Deus vos abençoe e faça engrandecido o Nome Dele entre vós.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

prwalmir@hotmail.com

www.prwalmir.blogspot.com

2 comentários:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, estive a ver e ler algumas coisas,
    reparei que aqui há uma pessoa artista,e como aprecio pessoas com arte
    fiquei mais um pouco para ver melhor.
    Posso dizer que gostei do que li e vi desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Walmir, como vcs estão na nova congregação em Muqui? passo para te dar uma boa tarde na Paz do Senhor Jesus. Eu moro em Campo Grande-MS, e estou no seu Blog. Abraços tds meu irmão. VANTUIR DALBEM SOARES.

    ResponderExcluir